VEJA: Conheça as alternativas de crédito para tirar um negócio do papel

09/05/2018

Em um negócio nascente, é importante buscar capital para sobreviver enquanto o lucro não vem.

(Creatas Images/VEJA)

A falta de dinheiro é uma das principais dificuldades encontradas pelos empreendedores no primeiro ano de atividade, conforme apontou pesquisa do Sebrae (2004). Gustavo Junqueira, General Partner da Inseed Investimentos, conversou com a jornalista Gilmara Santos, da revista Veja, sobre formas de obtenção de capital para empresas nascentes e fez os seguintes apontamentos:

“As opções de origem de recursos para bancar o sonho empreendedor variam de acordo com o estágio de desenvolvimento e o potencial de crescimento do negócio. Para os empreendimentos que ainda estão na fase da ideia-protótipo-piloto, o jeito é obter apoio financeiro com capital próprio, família e amigos. Aqueles com capacidade de escalar rapidamente ainda podem obter o apoio de aceleradoras e recursos de subvenção.

Já os empreendimentos que possuem alguns clientes iniciais e faturamento, podem tentar acessar o sistema bancário, colocando os recebíveis como garantia ou outros ativos como imóveis e máquinas. Aqueles com grande potencial de crescimento já conseguem ser investidos por fundos de capital empreendedor, que agregam estratégia, gestão e governança, além do recurso financeiro.”

LEIA A MATÉRIA AQUI.

Baixe o ebook “Que tipo de recurso minha empresa precisa para crescer?”