Alright é o 15º investimento do Criatec 3

09/05/2019

Startup do segmento de mídia digital chamou a atenção da gestora pela visão e potencial de crescimento.

Luciano Terres, César Paz, Fabiano Goldoni e Domingos Secco, sócios da Alright.

Forma automatizada e customizada de comercialização de espaços publicitários, a mídia programática é uma tendência no mercado de comunicação. Em tal contexto de crescimento, a Alright, empresa que desenvolve tecnologia, estratégia e operação de plataformas de mídia digital para anunciantes e publishers, acaba de receber aporte do Fundo Criatec 3, gerido pela Inseed Investimentos.

Com sedes em Porto Alegre e Curitiba, a empresa vem crescendo em ritmo acelerado nos últimos 4 anos e despertou o interesse da Inseed Investimentos. “Anunciantes, agências e veículos estão diante da maior transformação que a indústria da comunicação já viveu. Trata-se, portanto, de um mercado que carece de inovação e empreendedores visionários”, explica Gustavo Junqueira, da Inseed Investimentos.

Segundo Junqueira, a Alright é uma empresa que se especializou em conectar três pontas: anunciantes, agências e veículos através de tecnologias globais. “A mídia programática tem possibilitado a criação de campanhas publicitárias customizadas em grande escala, veiculadas de acordo com os hábitos de consumo e histórico de navegação de quem está acessando o conteúdo, muitas vezes levando em consideração até mesmo coleta de dados e comercialização em tempo real”, explica. Com isso, as possibilidades de ganho de eficiência e de segmentação das campanhas construídas com base em ferramentas de coleta e análise de dados são maiores.

Segundo Domingos Secco, fundador da Alright, o modelo de compra de mídia baseado na conexão de tecnologias de automação de leilão, dados de usuários e publishers (modelo de mídia programática) está se tornando padrão global do negócio da indústria da comunicação. “Estamos vivendo uma espécie de tempestade perfeita do mercado de comunicação. Anunciantes, agências e veículos estão com suas práticas e modelos, que perduraram por décadas, colocados em xeque diante da disfunção causada pela tecnologia”, define.

Neste cenário global, o Brasil ainda é um coadjuvante. São raros os casos de empresas nacionais que ultrapassaram as fronteiras para outros mercados. “O mercado brasileiro tem um potencial enorme e carece de iniciativas locais, com base tecnológica, para organizar este cenário caótico e se mostrar competitivo quando nos referimos à comunicação de marcas. A Alright atende justamente essa necessidade”, defende o sócio Cesar Paz.

Fundada pelos gaúchos Domingos Secco e Fabiano Goldoni, a empresa teve o investimento-anjo do fundador da Sapient AG2, do Grupo Publicis, Cesar Paz, um pioneiro da publicidade digital no Brasil. Em seguida, incorporou como sócio o empreendedor na área de tecnologia Luciano Terres. A empresa nasceu com o propósito de levar a transformação digital para o mercado de comunicação através da missão de trazer o melhor da tecnologia global para o mercado regional, alavancando resultados de marcas e publishers.

(Press release)